quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Lúdico e a Matemática


     Construir conhecimento formando parceria com o lúdico  é  possibilidade de sucesso na aprendizagem. Em aula de Matemática do sétimo ano os educandos construíram jogos que instigam a atenção, o raciocínio lógico, a convivência em grupo de forma harmoniosa e a construção do conhecimento de forma significativa.

       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Contação de histórias

 
          A contação  de histórias  proporciona  aos ouvintes a oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e estimular a criatividade. Oportunizar aos nossos pequenos ouvintes a reflexão sobre temas envolvendo hábitos e valores para a  responsabilidade e  a boa convivência fazem parte do projeto que vem sendo desenvolvido pela Orientadora Educacional Cinara e a Supervisora Daiane.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

ARTE RUPESTRE


     Conhecer a Arte e sua história fazem parte  da pauta de trabalho das séries iniciais nesta disciplina.


 
 





            Conforme enfatiza a professora Márcia: "Os alunos dos 2º anos A e B, representaram através de desenhos a arte mais antiga da história: A Arte Rupestre.
    Os desenhos eram gravados nas paredes e tetos das cavernas, representando animais grandes e pequenos, figuras humanas e símbolos. Neste período o homem usava como material artístico: ossos de animais e pedras, além de fabricarem tinturas através de folhas das árvores e do sangue de animais."

 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 


domingo, 16 de junho de 2013

ATLETA NA ESCOLA


           Conforme publicada pelo  governo federal: " O Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo de  incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos." No dia 03 de junho ocorreu a fase a  nível escolar em nossa escola. Os classificados estão ansiosos pela fase municipal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

AMBIENTE EM PAUTA


      A importância do cuidado com os cães foi pauta no dia 06 de junho, por ocasião da visita da professora Vivian Almeida  à nossa escola, onde foi enfatizado a importância de sabermos cuidar das necessidades do animal. Foi também divulgado a segunda edição do "Natal dos Sonhos" que este ano também teve a adesão dos comerciantes da  Avenida Barão do Rio Branco.

       
 
 
 
 
 

sábado, 8 de junho de 2013

VII SEMINÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL MAMPITUBA


       O incentivo à pesquisa, a construção do conhecimento significativo e a possibilidade de socialização deste com os seus pares é de fundamental importância para a consolidação da educação com qualidade  voltada à construção da cidadania. O assunto em pauta deste sétimo Seminário de nossa escola  foi a Democracia e a Cidadania. Escolhemos a data  de  05   junho por comemorarmos neste dia o Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que teve destaque a necessidade de darmos atenção às nossas ações em relação ao viver e conviver em prol de um ambiente mais fraterno, solidário e sustentável.
 
 
 
 
                           A   abertura artística coordenada pela professora Raquel (Educação Física), foi uma coreografia com a música de Milton Nascimento,Bola de Meia Bola de Gude, que exalta a importância do caráter e da dignidade humana.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                         Na  continuidade  o Pastor   e professor Gerson, da ULBRA campus Torres nos falou sobre Democracia e Cidadania.
 
 
 
 
 
 
 
Os educandos apresentaram  os resultados de suas pesquisas,  socializando  o conhecimento  construído
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
                  A     Secretária   Municipal de Educação, Mariza Cardoso Carlos, a  Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação,   Jocélia   Maria  Espíndula  e a     professora  Vivian Almeida    vieram prestigiar nosso evento. A Secretária de Educação entregou medalhas aos classificados do Programa Atleta na Escola,juntamente com a professora Raquel de Educação Física.
 
 
 
 
 
 
               O evento foi um verdadeiro sucesso. Sucesso pelo estímulo à pesquisa, pelo conhecimento construído, pela possibilidade de socialização deste,   proporcionando o protagonismo aos nossos estudantes, pela interação com a Universidade local na pessoa do Pastor Gérson Güths  , que agradecemos imensamente pela colaboração e participação. Agradecemos também a presença da Secretária Municipal de Educação, da Coordenadora Pedagógica e da professora Vivian que se deslocaram para prestigiar o nosso trabalho e enfatizamos a alegria em presenciarmos educandos e educadores  empenhando-se para que o evento acontecesse com êxito.
 







 
 
 
 
 

sábado, 1 de junho de 2013

DIA DO DESAFIO


     Quarta-feira, 29 de maio,  dia destinado ao "DIA DO DESAFIO"  para  dedicarmos alguns instantes ao movimento do corpo. Foram organizados exercícios  ao som de músicas instigantes ao movimento, executados com muita alegria. No turno da manhã a coordenação foi da professora Raquel e no turno da tarde ficou sob a coordenação da Orientadora Educacional Cinara e a Supervisora Daiane.