domingo, 13 de outubro de 2013

EUREKA : ARTE !



      EUREKA, evento já consolidado em nossa prática, proporciona à nossa caminhada o encontro da Educação com a Arte!
    Nesta atividade os educandos e suas professoras puderam estar socializando suas produções e também serem expectadores das produções dos colegas, momento ímpar, pois por ocasião do Café Literário a socialização  não foi vista por todos!
    Todos estão de parabéns pela  interpretação e socialização que foram fantásticas. Este ano a autora das obras foi a escritora Marô Barbieri que estará na Feira do Livro.
 
 
 
 
 
 
A Bolinha que não rolava
 
 
 
 
 
 
Quem dança não faz lambança
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O baile das portas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pestiloide
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A fada que colecionava manhãs
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 12 de outubro de 2013

Semana da Criança


  Nesta semana da criança as professoras, funcionárias,  equipe diretiva e  pedagógica esmeraram-se para que a ludicidade de mãos dadas com o pedagógico homenageassem nossos pequenos educandos.
 Brinquedos, pinturas especiais, cinema, festa a fantasia e a culminância com a Eureka: Arte que foi um show a parte, sem falar nos lanches especiais, foi uma verdadeira festa de cheiros, gostos e cores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

VIII Seminário da Escola M. F. Mampituba


   O nosso VIII Seminário foi um sucesso. A possibilidade de trabalharmos em prol da construção do conhecimento significativo é motivo para grande satisfação e quando isto pode ser socializado com educandos e professores há  soma e multiplicação de novas possibilidades. O tema central foi a sustentabilidade ambiental e social. Todos estudaram e  investigaram o tema e o transformaram  em conhecimento, poesia e muita arte a ser socializada. Como palestrante convidado tivemos o Prof. Dr. Christian Linck da Luz que falou sobre sustentabilidade social e ambiental.
 
 
          Abertura com a música : Cidadão de papelão do Teatro Mágico, encenado pelas
turmas dos 8º anos A e B, coreografado pela professora Raquel.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os educandos do 6º ano apresentando a Carta da Terra;
 
 
 
 
 
  Os educandos do 7º ano com uma peça teatral :
Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenados pela professora Luciana;
 
 
 
Os 8º anos com a Sustentabilidade social e ambiental;
 
 
 
 
 
 
 
 
Educandas da 8ª série nos falando sobre alimentos orgânicos;
 
 
 
 
 
 
Educandos da 8ª série nos falando sobre sustentabilidade social;
 
 
 
Educandos do 8º ano B e 8ª série nos falando
 sobre a coleta do lixo em Torres;
 
 
 
Educandos do Programa Mais Educação
 com a coreografia " Encantamento dos Anjos";
 
 
 
 
 
Encerramento com vocal, violão e teclado
de educandos do Programa Mais Educação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 6 de outubro de 2013

ESTUDOS CONTINUADOS


           Em mais uma reunião pedagógica, tendo como foco a responsabilidade social da escola, poderemos citar:

        Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura,
que marcha, que não tem medo do risco, por isso,
que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa,
em que se atua, em que se cria,
em que se fala, em que se ama, em que se adivinha,
enfim, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.
(Paulo Freire, 1995)    
 
   E ainda:
 

Profundas raízes vão crescer
A luz das pessoas me faz crer
Eu sinto que vamos juntos
oh, nem o tempo amigo
Nem a força bruta
Pode um sonho apagar. (Milton Nascimento)