domingo, 11 de maio de 2014

CAFÉ LITERÁRIO

       É imensa a alegria em vermos as famílias comparecerem e prestigiarem as atividades desenvolvidas na escola, não conseguimos imaginar um mundo sem leitores, pois a leitura nos apresenta um universo de possibilidades. Incentivar a leitura e a socialização desta é uma prática constante em nosso fazer. Neste último sábado, 10 de maio, aconteceu o nosso IX Café Literário, este  em homenagem ao Dia das Mães. Após as  encenações das obras trabalhadas foi servido um gostoso café  da manhã a todos os presentes. Acreditamos que a prática da leitura é princípio de cidadania. Parabenizamos a todos que trabalharam para que este evento novamente tenha sido um sucesso!
 
 
 
 
 
 
Os educandos da Educação Infantil do turno da manhã com a encenação da história:
 " Não vou dormir" 
 
 
 

                                                    O 4º ano com o Jornal Falado:
                                          "O caso da lagarta que tomou chá de sumiço"
                                                         

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O 1º ano  apresentou a história:
" Choco procura uma Mamãe"
 
 
 
 
 
 
O 2º ano com a história:
" Se as coisas fossem Mãe" 
 
O Ariel do 6º ano veio colaborar com a turminha do
2º ano fazendo a narração .
 
 
                                            




 
 Os 3º anos A e B dramatizaram a história:
" Camilão o comilão"
 
 
 
 
 
 
 
 
O 5º ano com a encenação de
" Bonezinho Vermelho"
 
 
 
 
 
 
 
Joice, a autora da obra encenada pelo quinto ano " Bonezinho Vermelho"
 é torrense e veio prestigiar o trabalho desenvolvido.
 
 
O 9º ano com a poesia:
" Ataque/ Necessaudade"
 
 
 
 
 
Joana, do 9º ano cantou ao violão a música
" Pais e Filhos"
 
 
A Educação Infantil do turno da tarde nos apresentou:
 " O sanduíche da Maricota"
 
 
 
 
 
 

                                                  "O sanduíche da Maricota"

 
 
 
                                       Ao socializarmos a interpretação das obras com a Arte transformamos a leitura em prática social da coletividade que é manifestação da emoção , da razão e do belo. Ao proporcionarmos um espaço em que todos os segmentos da comunidade escolar podem prestigiar esta prática é motivo de muita alegria.   

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Música na Escola



         Vemos a oferta da música no espaço escolar como uma necessidade que agrega possibilidades de ampliar a qualidade deste espaço educativo, pois é algo que encanta, normaliza, desenvolve a atenção dos envolvidos trazendo benefícios múltiplos às outras demandas deste espaço. 
    Segundo Nogueira, pesquisas no final do século XX confirmam a importância da música no desenvolvimento da criança. De acordo com ela, quanto maiores forem os estímulos recebidos pelas crianças, maior será o seu desenvolvimento intelectual. Quando se trabalha sons, se desenvolvem a coordenação motora, atenção... (Nogueira 2003 pg 23).
  Podemos citar a Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008  que   altera a  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, podemos afirmar que é uma lástima a legislação não andar de mãos dadas com a formação docente,  recursos  didáticos, humanos e estrutura, mas apesar de todas as adversidades há a possibilidade desta oferta o que nos proporciona grande satisfação.
 
 
 

 

domingo, 20 de abril de 2014

Reflexão sobre o significado da Páscoa!


   Conversarmos a respeito de convivência é sempre importante. Sabemos que não apenas vivemos, pois viver perpassa por conviver e quando a convivência é solidária frutifica em ações que tornam real a possibilidade de agregarmos um especial valor ao espaço escolar. Espaço para a construção do conhecimento de forma significativa e sustentável. Páscoa como sinônimo de renascimento, de vida nova e por que não renascermos a cada dia compartilhando um espaço de paz, solidariedade e cidadania?
                           
 
 
 



 
 

domingo, 6 de abril de 2014

Alimentação saudável



    A alimentação saudável é pauta constante. Os terceiros anos estiveram  com estes ensinamentos, não só com a teoria, pois lhes foi oportunizado pelas professora Clari e Edilene a possibilidade de entrarem em contato com a cor, o odor e o gosto de frutas, além de ser exaltado a importância do consumo para a manutenção de uma boa saúde.
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 23 de março de 2014

A Educação Infantil



   Neste ano iniciamos  o atendimento à Educação Infantil na faixa etária dos cinco anos, fato que tornou a escola mais alegre ainda com o encantamento destas crianças.


 
 
 

          "O brinquedo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral". Segundo Piaget (1998, p.62).
 
         "Assim, brincar significa extrair da vida nenhuma outra finalidade que não seja ela mesma. Em síntese, o jogo é o melhor caminho de iniciação ao prazer estético, à descoberta da individualidade e à meditação individual". (ANTUNES, 2005, p. 36)

 
 
 
 
 
 
        "  A utilização de atividades lúdicas como forma de facilitar o período de adaptação e socialização ao meio escolar, pois através do lúdico a criança vai se adaptando ao ambiente em que está inserido e com as pessoas que muitas vezes o compõem. " ( Pozo, 2002, p.70)
 

 

Reafirmando Vínculos




  
     Na semana de 17 a 21 de março realizamos reuniões com as famílias . Entendemos que a parceria da escola com as famílias é de fundamental importância para que a construção do conhecimento aconteça de forma significativa. A consolidação do entendimento de que não só vivemos, mas  convivemos e que isto deve acontecer de forma cidadã e sustentável perpassa pela parceria que a escola deve firmar e reafirmar com as famílias de seus educandos. Podemos citar:    "A educação recebida, na escola, e na sociedade de um modo geral cumpre um papel primordial na constituição dos sujeitos, a atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual e consequentemente o comportamento da criança na escola ( Vygotskiy 1984 p.87) ."   

E ainda:  "O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno (Tiba, 1996 pág.140) ".
 



 
 
 
 



 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 9 de março de 2014

Vivemos e Convivemos na Consolidação da Cidadania


  O início de mais um ano letivo...
  Acordarmos o fortalecimento do que já construímos e traçarmos metas  urge para que nossa caminhada aconteça de forma tranquila e vitoriosa.


 
 
 
 
 
 
  
Nesta linha do pensar e realizar  relembraremos  e citaremos:
 
 
     O educador libertador tem que estar atento para o fato de que
a transformação não é só uma questão de método e técnicas.
Se a educação libertadora fosse somente uma questão de
métodos, então o problema seria mudar algumas
metodologias tradicionais por outras mais modernas. Mas
esse não é o problema. A questão é o estabelecimento de
uma relação diferente com o conhecimento e com a
sociedade. (SHOR; FREIRE, 1986, p.48).

“Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza,
                                         nada é impossível
                                             precisamos acreditar, ter fé e lutar
                                             para que não apenas sonhemos,
                                             mas também tornemos todos esses desejos,
                                             realidade!"
                                                                                           Cecília Meireles
  “..E, ao final,
     teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor,
                                          todos  juntos,
                                          como uma grande família,
                                          na mesma Aldeia Comum,
                                          generosa e bela,
                                          o Planeta Terra."                                                       
                                                                                                       Leonardo Boff