domingo, 15 de junho de 2014

Matemática


       O segundo ano colocando em prática a Matemática com ludicidade e muita empolgação.

 


  O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
               Só 23 anos depois da sua criação é que a sua criação se difundiu com enorme êxito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de ensinar matemática de uma forma lúdica.
               Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares. É um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que são prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais, distribuídos do seguinte modo :
                                                               
                                         
                                                                              
                                                                                      

                   Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570

Caça ao Tesouro!


     Descortinar e adentrar ao mundo das letras, palavras e a comunicação através da escrita é realmente uma preciosidade. Sabedoras desta demanda foi dado início à caça ao tesouro com o segundo ano, atividade desenvolvida pela Orientadora Cinara, a Supervisora Daiane e o Professora Gilséia com seus educandos. Foi uma atividade impregnada de ludicidade e grandes metas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estudar sempre: comprometimento com a qualidade do nosso fazer!


   A disposição  à socialização de possibilidades que agregue qualidade ao nosso fazer é característica dos profissionais desta escola. Estou falando da  socialização de  saberes que revigoram o ensino da Matemática, posto em prática pelas profissionais das séries iniciais do Ensino Fundamental. Parabenizamos iniciativas como esta.
 
 
 
 
 

 
 
 


Saída de Campo: Estação de tratamento de água

     Os educandos do 4º ano, juntamente com a professora Siloí  e a  Orientadora Educacional Cinara, concretizaram saída de campo à  estação de tratamento de água  do nosso município, lá puderam perceber " in loco " o que a professora expôs em a sala de aula: os processos para tornar a água que consumimos adequada ao consumo humano, percebendo todas as etapas necessárias a este fim, assim como  a necessidade de despertarmos nossa consciência ambiental.     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

domingo, 8 de junho de 2014

POESIA NA ESCOLA


  O educando Peterson do 8º ano, nesta última sexta-feira, 06/06/2014, recebeu medalha de participação por ter sua poesia entre as dez escolhidas nesta última edição do Poesia na Escola. Foram 190 poesias onde houve 10 finalistas do Ensino Fundamental e 10 poesias do Ensino Médio. Os autores das poesias interpretaram suas obras na noite de sexta-feira na casa de Cultura. Parabenizamos o Péterson por sua produção.

 
 
 

IX SEMINÁRIO DA ESCOLA M. F. MAMPITUBA



     
                        

 
     O IX SEMINÁRIO DA ESCOLA M. F.  MAMPITUBA aconteceu, não por acaso , no dia 05 de junho, pois escolhemos anualmente esta data por se tratar da comemoração mundial ao  Meio Ambiente. Lembramos sempre que " o meio ambiente começa no meio da gente", sendo que  perpassa pelo humano, com suas intenções e ações e como ninguém vive só,  as relações interpessoais tem grande peso para que este ambiente seja equilibrado. Pensando  assim o assunto em pauta foi a prevenção contra o uso de drogas. Houve dramatização na abertura, na continuidade tivemos palestras com o psicólogo Júlio Gomes Marques que nos falou como o uso da droga afeta a percepção, o convívio, a produtividade e  qualidade de vida do usuário e  o Sargento Sandro nos falou sobre  as implicações legais provenientes do uso de drogas ilícitas. Nossos sinceros agradecimentos pela participação de ambos os palestrantes.
    O seminário teve na segunda parte as produções desenvolvidas por nossos educandos : o 8 º ano apresentou o histórico, formas de consumo e desintoxicação de vários tipos de drogas, assim como dados estatísticos através de gráficos sobre a liberação da maconha no Brasil segundo a intenção dos  entrevistados, assim como medidas socioeducativas em consequência do vício e o que leva um jovem ao consumo; o 9º  ano também apresentou sua pesquisa sobre drogas, houve  relatos e poesias. O encerramento aconteceu com os alunos do 9º ano cantando uma música de sua autoria, com Péterson e Joana no violão.
   A concretização de trabalhos assim nos dão muita alegria, pois vemos que a vontade de fazer cada vez melhor é realidade em nossa escola, parabenizamos a todos que empenharam-se para que mais esta socialização dos trabalhos desenvolvidos fosse um sucesso.
 
 
 
O 6º ano sob a coordenação das professora Márcia com a dramatização : " Drogas uma questão preocupante".
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paola, educanda do 6º ano, sob a coordenação das professoras Vivian e Rosmari, apresentou relato de um alcoólatra;
 
 
 
 
 
 
 
A educanda Maria Luiza, 7º ano A, apresentou a poesia de sua autoria :
Respeitar e amar;
  
 
 
 
 
 
O protagonismo dos nossos educandos é resultado de acreditarmos e trabalharmos para que isto
seja realidade. É uma grande alegria fazer parte desta comunidade escolar. 
 
 
 
 
 
 

domingo, 1 de junho de 2014

O Dia do Desafio



   Nesta última quarta-feira realizamos, em nossa escola, atividades referentes ao Dia do Desafio, novamente todos participaram com entusiasmo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Até a Banda marcou presença.
 
 
          Um pouco da história do Dia do Desafio:
   " Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes."
                                                                                                                                             http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/sobre/historia