O cuidado com o laboratório vivo , a horta, é tarefa realizada com muito cuidado e carinho. A terra e os vegetais respondem a este cuidado com generosidade, pois este espaço está cada vez mais exuberante. Parabenizamos a todos que colaboram para o sucesso deste projeto.
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
sábado, 18 de junho de 2016
domingo, 12 de junho de 2016
Reunião Pedagógica
Refletirmos sobre nossa prática, nosso fazer pedagógico e nosso estar no mundo é de grande importância para que possamos, em grupo, agregarmos possibilidades e caminharmos rumo aos nossos objetivos. Aqui transcrevemos parte de pensamentos que guiaram nossa reflexão:
" A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço." Jorge Larrosa Bondía - Universidade de Barcelona, Espanha
" A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço." Jorge Larrosa Bondía - Universidade de Barcelona, Espanha
Rumo ao XIII Seminário
Planejamento e novas pesquisas enriquecem a caminhada rumo ao XIII Seminário de nossa escola. Nas aulas de Geografia, com o professor Alceu, os educandos pesquisaram sobre os idosos. Nas aulas de Ciências, com a professora Silvia, foi organizado material para a pesquisa no Posto de Saúde e com pessoas da comunidade, também foi confeccionado material informativo para prevenção da Dengue e da Gripe H1N1 a serem distribuídos no Bairro Salinas.
" O meio ambiente começa no meio da gente."
Termos consciência de que nossas atitudes interferem no meio que nos acolhe é de fundamental importância para que tenhamos consciência de nossas ações.
Os educandos da Educação Infantil praticando o que foi preconizado em obra de Roberto Shinyashiki: “Para o homem de grande visão, recolher o lixo das ruas não incomoda, pois ele sabe que isso faz parte da tarefa de tornar o planeta mais belo”.
domingo, 5 de junho de 2016
A importância do ato de brincar
O ato de brincar é de grande importância para o desenvolvimento da criança, pois compartilhar espaço e possibilidades na convivência do cotidiano escolar impõe a observação de regras, o que é muito importante para convivência em grupo, sem falar no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e noção de tempo e espaço entre muitos outros benefícios.
Tocha Olímpica
Esta semana recebemos visita de representação da Secretaria Municipal do Turismo e Educação para nos falar da passagem da tocha olímpica em nosso município. Em 09 de julho a tocha será conduzida por diversos pontos da sede de nosso município. Teremos a honra de termos nossa escola nesta condução, pois como escola de maior IDEB nas séries finais do Ensino Fundamental de Torres, teremos duas alunas conduzindo a Tocha Olímpica, estas alunas foram selecionadas através de concurso interno de redação.
Ambiente nosso de cada dia!
O dia 05 de junho foi estabelecido como o dia mundial do Meio Ambiente. A nossa consciência mostra que todo dia e a cada dia, deveria ser de cuidado com o ambiente que nos acolhe, pois a Terra , nossa casa, necessita de cuidado e respeito para que possamos continuar usufruindo de sua generosidade com seus frutos e seu acolhimento.
O projeto desenvolvido em nosso escola: Horta Escolar, sob a orientação da professora Silvia, vem nos mostrando que o trabalho e cuidado destinado à terra é devolvido por ela com generosidade.
Assinar:
Postagens (Atom)





















