domingo, 10 de julho de 2016

Rota: XIII Seminário!



       Os trabalhos em prol do XIII Seminário estão a todo vapor. Esta semana os educandos do nono ano desenvolveram nas aulas de Arte palavras regadas com muito sentimento e emoção sobre " Meu lugar no mundo". 









            Na disciplina de Ensino Religioso atividades de dramatização sobre os idosos estão em pauta. 





          Na disciplina de Matemática, após prévio contato da professora Luciana com a coordenação do Curso de Enfermagem da Ulbra-Torres, aconteceu a palestra das estudantes do referido curso sobre doenças causadas pelo mosquito aedes aegypit e formas de prevenção.


















Plantar e colher!



      É  indiscutível o zelo e carinho com que o espaço destinado à horta escolar recebe da professora Sílvia e os educandos do projeto. Vemos o viço com que os vegetais ali plantados brotam e desenvolvem-se. A alegria de quem planta e tem o que colher é algo singular.















domingo, 3 de julho de 2016

Matemática na prática


     A Matemática torna-se bem mais simples quando podemos percebê-la. Conforme descrição da professora Luciana:
   " Atividade em grupo, na disciplina de Matemática, com alunos do 8º ano, sobre como calcular o número irracional  pi  , utilizando objetos circulares, barbante, régua e calculadora. Nesse momento não só descobrimos como calcular o pi, mas também aprofundamos os conhecimentos sobre a circunferência ( aprendemos sobre seu comprimento, quem são o raio e o diâmetro dessa figura geométrica plana não poligonal).  



Seminário em construção


          Os professores juntamento com os educandos já elencaram a pauta do XIII Seminário de nossa escola que acontecerá em outubro, agora há uma caminhada de pesquisa, construção e socialização de etapas deste trabalho. Esta semana as disciplinas de Ensino Religioso, Geografia e Matemática divulgaram parte de sua caminhada neste processo. Na disciplina de Geografia houve apresentação sobre questões relacionadas ao idoso. 











           Na disciplina de Ensino Religioso também foi elencado  temas relacionados ao idoso e já iniciaram as socializações dos trabalhos desenvolvidos.






















                     Na disciplina de Matemática houve mais pesquisas sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como: dengue,febre chikungunya , zica vírus e a relação entre o desequilíbrio do meio ambiente e a proliferação do mosquito.















Literatura dando o tom!


  Estimular o gosto pela leitura, interpretação e socialização dos saberes permeiam o fazer em nossa escola. As rodas literárias proporcionam o protagonismo com a socialização das interpretações de obras escolhidas. A criatividade e oralidade recebem espaço e atenção, pois realmente é surpreendente e inspirador o resultado do trabalho realizado.











































Conhecimento com muita Arte!



     Este ano, ano de Olimpíadas, instigando a curiosidade sobre história, esportes e valores. Em busca de informações deparamo-nos com muitas curiosidades e Arte. A Arte dá um tom especial às informações que apresentam também os mascotes, a tocha e muito mais. Os educandos das séries iniciais desenvolveram muitas atividades entre elas: conhecer e dar cor aos mascotes, tocha  e símbolos.





Sonho, Reflexão e Atitude!



        Atividade com a parceria do SOE e SSE : pausa para reflexão sobre sonhos e atitude. Com os jogos olímpicos se aproximando foi pautado nas atividades a reflexão sobre nossos sonhos e a prontidão para desenvolvermos atitudes que nos levem ao sucesso de alcançar nossos objetivos de vida.