Os educandos do terceiro ano, tendo noção do sistema decimal, tiveram acesso ao material concreto que possibilita com o manuseio a reflexão e compreensão para posterior abstração.
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
domingo, 26 de março de 2017
Estudando os fósseis
Em aula de Ciências, a professora Sílvia propôs aos seus educandos a confecção de modelos de fósseis, para possibilitar um melhor entendimento do que ocorre no ambiente natural orquestrado pelo fator tempo.
domingo, 19 de março de 2017
Reunião com os Pais
Nesta última terça-feira, 14 de março, aconteceu a nossa primeira reunião geral com os pais, um considerável número de famílias esteve presente. A pauta da reunião teve calendário escolar para o ano de 2017, regras de nosso regimento escolar, a reafirmação da necessária parceria da escola com as famílias para que a construção do conhecimento ocorra de forma significativa, assim como a consolidação da cidadania, na sequência os professores apresentaram-se. A alimentação saudável também teve sua importância salientada. Os integrantes do Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar exaltaram a importância da participação das famílias na vida escolar de seus filhos.
Estabelecermos comunicação e parceria é fundamental para o êxito de tais objetivos.
Estabelecermos comunicação e parceria é fundamental para o êxito de tais objetivos.
Reafirmando atitudes positivas
A necessária reafirmação de atitudes positivas promovendo o encontro dos educandos do 6º ano com o orientadora educacional e a diretora da escola, a fim de referendar regras e hábito de estudo.
O contato com a literatura abrindo um mundo de possibilidades aos educandos do terceiro ano.
Em aula de geografia a pauta: localização espacial e muita arte.
domingo, 12 de março de 2017
Reflexão, criatividade e arte!
Com a indagação : " Qual a imagem que quero passar aos outros de mim?", a professora de Ensino Religioso introduziu a atividade de reflexão, criatividade e arte sobre "quem somos e como gostaríamos que as outras pessoas nos percebam". A proposta continuou com a criação de logotipo e slogan.
Participação ativa!
Os educandos do primeiro ano também trouxeram para a árvore das metas suas expectativas referentes ao ano letivo de 2017.
Os educandos do terceiro ano, orientados pela professora Silvia, pesquisaram a respeito da história do picolé, tendo como estímulo para a curiosidade deste tema o intenso calor dos últimos dias, para culminar o resultado da pesquisa elaboraram um delicioso picolé.
O intenso calor dos últimos dias também inspirou a professora de Educação Física que propôs confecção de caixas para depositar as garrafas de água de cada educando da turma.
domingo, 26 de fevereiro de 2017
Fevereiro em Pauta!
Retorno às atividades pedagógicas!
Iniciamos as atividades com reflexão, estudo e planejamento buscando cada vez mais qualificar o nosso fazer.
Balizando o nosso fazer conforme a citação a seguir:
“Amar o conhecimento
como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural;
cabe-lhe selecionar e rever criticamente a informação; formular hipóteses, ser
criativa e inventiva (inovar): ser provocadora de mensagens e não pura receptora;
produzir, construir e reconstruir conhecimento elaborado. E ainda... “ a
escola não pode distribuir poder, mas pode construir
e reconstruir conhecimentos, saber, que é poder. A tecnologia contribui pouco
para a emancipação dos excluídos se não for associada ao exercício da
cidadania. A escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do
conhecimento”. A educação tornou-se estratégica para o desenvolvimento. Mas
para isso não basta modernizá-la. Será preciso transformá-la profundamente. (...)
A escola precisa dar o exemplo, ousar construir o futuro. Inovar é mais
importante do que reproduzir com qualidade o que existe. A matéria prima da
escola é sua visão do futuro." Gadotti
(2002)
O educando estabelecendo metas!
No primeiro dia letivo os educandos foram convidados a refletir sobre seus sonhos, suas metas para este ano letivo que inicia e estabelecer o caminho a trilhar para a consolidação. O comprometimento de cada um foi guardado em garrafa própria da turma, fixada na árvore das metas. A verificação do que foi planejado e consolidado será realizada ao final do ano letivo.
Muita alegria em retornar à escola.
Reflexão e Diálogo!
Reflexão e diálogo sobre estar no mundo, comprometimento, hábito de estudo e cidadania pautaram o encontro das turmas das séries finais com a equipe diretiva e pedagógica da escola.
A escola como espaço de construção de conhecimento e cidadania.
Assinar:
Postagens (Atom)










































