domingo, 14 de maio de 2017

XIV Café Literário


    Chegamos ao XIV Café Literário promovendo o estímulo ao gosto pela leitura, interpretação, socialização, Arte e envolvimento, abrindo o cotidiano pedagógico de nossa escola que é alicerçado no trabalho em prol da construção do conhecimento significativo para consolidação da autonomia e cidadania. Esta socialização de trabalhos dedicamos a todas as mães, oportunidade que vem revelar o empenho, a qualidade e toda a alegria que a infância e a adolescência traz consigo, sinalizando que este caminho deverá continuar a ser trilhado numa crescente de qualidade e satisfação.




            Os educandos dos Pré 1 e 2 com a dramatização
 " Dona Formiga" do livro " Bicho que te quero livre" 
do autor Elias José;








O 1º ano 1  com a dramatização " A toca do coelhinho" do autor Pedro Bandeira;












O 1º ano 2 com  dramatização da poesia
" Se as coisas fossem mãe" 
da autora Sílvia Orthof;














Os 2º anos 1 e 2 com a dramatização da história
 " O batalhão das letras" do autor Mário Quintana;
























O 3º ano 1 realizou a dramatização da história 
" Bom dia todas as cores" da autora Ruth Rocha;









O 3º ano 2 realizou a dramatização do livro 
" A casa e seu dono" do autor Elias José;












O 4º ano nos apresentou a coreografia da música 
" Ora Bolas" do autor Paulo Tatit e também a dramatização da lenda da Lagoa do Violão;
























                   Os educandos do 5º ano recitaram o poema " Para sempre" de Carlos Drumond de Andrade, do livro : "A Magia da Poesia: os melhores poemas sem erro", também cantaram o happy da família de Ana Paula Valadão;










     Uma representação de educandos do 6º ao 9º ano apresentaram o poema " Pra recomeçar" do autor Frejat e a música Trem bala de Ana Paula Vilela;


















        Após as apresentações foi servido um gostoso café da manhã a todos os presentes. O comparecimento das famílias à escola é motivo de satisfação e oportunidade para reafirmarmos a importância da parceria necessária para a consolidação da construção do conhecimento significativo e cidadania. Momentos como o da socialização de trabalhos de tamanha qualidade referendam o empenho, competência e profissionalismo das professoras desta escola. Parabenizamos a todas as profissionais com imenso carinho e admiração.


































































domingo, 7 de maio de 2017

Reflexão e Ação



        Reflexão e Ação foi como intitulamos o momento de socialização de saberes e fazeres relacionados as boas práticas desenvolvidas em nossa escola. Foi ofertado a todas as professoras um sachê com chá e palavras que norteiam nossa Agenda XXI. A descontração proporcionada pelo chá e a socialização de saberes foi um momento ímpar.





Interação e comunicação


       O processo de construção de conhecimento relacionado a alfabetização e letramento  é realmente desafiador e gerador de encantamento, pois ao percebermos nosso pequenos educandos como protagonistas neste processo socializando suas descobertas e percepções é motivo de grande alegria.











Trabalho de grande valor



   Ver o resultado do trabalho literalmente germinando é realmente gratificante.








Pesquisando o passado e compreendendo o presente


  Os educandos do sétimo ano  estudando o feudalismo.





Das cavernas ao watsapp



         Vivemos em grupo, seja em nossas famílias, em nossas escolas, em nosso local de trabalho, somos seres sociais e necessitamos nos comunicar. Desde os mais remotos tempos o ser humano sentiu necessidade de comunicar-se com seus semelhantes e este é o tema elencado pelos educandos do sexto ano para ser pesquisado e após socializado no nosso XIV Seminário.


segunda-feira, 1 de maio de 2017

O letramento e a realidade a partir do belo



      Nossa cidade mais uma vez foi contemplado com dias magníficos neste Festival de Balonismo, onde dias luminosos de céu azul esplêndido presentearam os habitantes e visitantes de nossa exuberante cidade. O céu azul salpicado de uma infinidade de balões trouxe cores e formas diversas, formando parceria do lúdico  com mágico. 
         Associar a possibilidade de letramento com a realidade a partir do belo é verdadeiramente instigante. Assim foi a atividade promovida pela professora Luciana aos seus educandos do primeiro ano, onde proporcionou a aprendizagem a partir do belo com muita ludicidade.














Podemos citar:


           “ Ora, cada indivíduo difere entre si de acordo com suas potencialidades, interesses, motivações, ritmos de aprendizagem, daí a necessária diversificação do processo educativo”. (Maria Helena Novaes)



                      “ ...letramento escolar e letramento social, embora
situados em diferentes espaços e em diferentes tempos, são parte dos mesmos processos sociais mais amplos, o que explicaria por que experiências sociais e culturais de uso da leitura e da escrita proporcionadas pelo processo de escolarização acabam por habilitar os indivíduos à participação em experiências sociais e culturais
de uso da leitura e da escrita no contexto social 
extra-escolar “(SOARES, 2004, p.111)