Conversarmos a respeito de convivência é sempre importante. Sabemos que não apenas vivemos, pois viver perpassa por conviver e quando a convivência é solidária frutifica em ações que tornam real a possibilidade de agregarmos um especial valor ao espaço escolar. Espaço para a construção do conhecimento de forma significativa e sustentável. Páscoa como sinônimo de renascimento, de vida nova e por que não renascermos a cada dia compartilhando um espaço de paz, solidariedade e cidadania?
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
domingo, 20 de abril de 2014
domingo, 6 de abril de 2014
Alimentação saudável
A alimentação saudável é pauta constante. Os terceiros anos estiveram com estes ensinamentos, não só com a teoria, pois lhes foi oportunizado pelas professora Clari e Edilene a possibilidade de entrarem em contato com a cor, o odor e o gosto de frutas, além de ser exaltado a importância do consumo para a manutenção de uma boa saúde.
domingo, 23 de março de 2014
A Educação Infantil
Neste ano iniciamos o atendimento à Educação Infantil na faixa etária dos cinco anos, fato que tornou a escola mais alegre ainda com o encantamento destas crianças.
"O brinquedo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral". Segundo Piaget (1998, p.62).
"Assim, brincar significa extrair da vida nenhuma outra finalidade que não seja ela mesma. Em síntese, o jogo é o melhor caminho de iniciação ao prazer estético, à descoberta da individualidade e à meditação individual". (ANTUNES, 2005, p. 36)
" A utilização de atividades lúdicas como forma de facilitar o período de adaptação e socialização ao meio escolar, pois através do lúdico a criança vai se adaptando ao ambiente em que está inserido e com as pessoas que muitas vezes o compõem. " ( Pozo, 2002, p.70)
Reafirmando Vínculos
Na semana de 17 a 21 de março realizamos reuniões com as famílias . Entendemos que a parceria da escola com as famílias é de fundamental importância para que a construção do conhecimento aconteça de forma significativa. A consolidação do entendimento de que não só vivemos, mas convivemos e que isto deve acontecer de forma cidadã e sustentável perpassa pela parceria que a escola deve firmar e reafirmar com as famílias de seus educandos. Podemos citar: "A educação recebida, na escola, e na sociedade de um modo geral cumpre um papel primordial na constituição dos sujeitos, a atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual e consequentemente o comportamento da criança na escola ( Vygotskiy 1984 p.87) ."
E ainda: "O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno (Tiba, 1996 pág.140) ".
domingo, 9 de março de 2014
Vivemos e Convivemos na Consolidação da Cidadania
O início de mais um ano letivo...
Acordarmos o fortalecimento do que já construímos e traçarmos metas urge para que nossa caminhada aconteça de forma tranquila e vitoriosa.
Nesta linha do pensar e realizar relembraremos e citaremos:
O educador libertador tem que estar atento para o fato de que
a transformação não é só uma questão de método e técnicas.
Se a educação libertadora fosse somente uma questão de
métodos, então o problema seria mudar algumas
metodologias tradicionais por outras mais modernas. Mas
esse não é o problema. A questão é o estabelecimento de
uma relação diferente com o conhecimento e com a
sociedade. (SHOR; FREIRE, 1986, p.48).
a transformação não é só uma questão de método e técnicas.
Se a educação libertadora fosse somente uma questão de
métodos, então o problema seria mudar algumas
metodologias tradicionais por outras mais modernas. Mas
esse não é o problema. A questão é o estabelecimento de
uma relação diferente com o conhecimento e com a
sociedade. (SHOR; FREIRE, 1986, p.48).
“Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza,
nada é impossível
nada é impossível
precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos,
mas também tornemos todos esses desejos,
mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!"
Cecília Meireles
“..E, ao final,
teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor,
teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor,
todos juntos,
como uma grande família,
na mesma Aldeia Comum,
generosa e bela,
o Planeta Terra."
como uma grande família,
na mesma Aldeia Comum,
generosa e bela,
o Planeta Terra."
Leonardo Boff
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Retorno à nossa casa
Iniciarmos a jornada de atividades em nossa casa é muito bom. Há profissionais que foram desenvolver suas atividades em outras escolas e também gente voltando, assim como gente nova. A vida em seu curso de transformações. A sabedoria de todos em prol de transformar e qualificar cada vez mais nossa prática.
O ano de 2014 sendo planejado por um grupo de profissionais comprometido com o conhecimento significativo, a ética e a cidadania.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Momento de Confraternização
Confraternizar com nossos colegas de trabalho ao final do ano letivo é certeza de grande alegria, pois quando um grupo de pessoas percebem que trabalhar para consolidar a construção do conhecimento que emancipa, que humaniza é meta constante para suas vidas é motivo para celebração diária, sendo que ao final do ano é parada obrigatória. É uma imensa alegria ter a todos como colegas.
Assinar:
Postagens (Atom)



