sábado, 19 de julho de 2014

Parceiros na Caminhada da Consciência Ambiental



                     Esta semana tivemos a parceria do pessoal do projeto
" Praia Limpa Torres" desenvolvendo atividades  de consciência ambiental com os educandos da Educação Infantil de nossa escola.
              Atitudes como esta só vem a somar.        
 
   
  


  
                         
 
 
 

 

Reflexão e Socialização


     Reunir  o grupo a fim de refletirmos sobre nossa prática é pauta obrigatória para que possamos referendar o que é coerente e o que deve ser reajustado na caminhada. Temas como a afetividade estão em pauta em nossas reflexões , pois somos sabedores que:

                                                   As reações emocionais exercem uma influência essencial
                                        e absoluta em todas as formas de nosso comportamento e em todos os
                                        momentos do processo educativo. Se quisermos que os alunos recordem
                                        melhor ou exercitem mais seu pensamento, devemos fazer com que
                                       essas atividades sejam emocionalmente estimuladas. A experiência e a
                                       pesquisa têm demonstrado que um fato impregnado de emoção é
                                       recordado de forma mais sólida, firme e prolongada que um feito
                                       indiferente. (VYGOTSKY, 2003, p.121)
 
                           E ainda:
 
                                                   Os sentimentos e as operações intelectuais não constituem
                                       duas realidades  separadas e sim dois aspectos complementares
                                       de toda a realidade psíquica, pois  o  pensamento é sempre acompanhado
                                       de uma tonalidade e significado afetivo, portanto,  a afetividade e a
                                       cognição são indissociáveis na sua origem e evolução, constituindo os
                                      dois aspectos complementares de qualquer conduta humana, já que
                                      em toda atividade há um aspecto afetivo e um aspecto cognitivo
                                      ou inteligente. (PIAGET, 1983, p. 234)
 
 
 
                                                É contra a natureza tratar a criança fragmentariamente. Em cada idade,
                                  ela constitui  um  conjunto indissociável e original. Na sucessão de suas
                                  idades, ela é um único e mesmo ser em  curso de metamorfoses.
                                 Feita de contrastes e de conflitos, a sua unidade será por isso ainda
                                 mais suscetível de desenvolvimento e de novidade. (WALLON, 2007, p. 198).
 
 
 
 

 
 
                                              “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a
                                     viver naquele cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa
                                     palavra. O professor, assim, não morre jamais...” (ALVES, 2000 p.5)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                

Parceria e Cooperação !


  O trabalho em parceria dos terceiros anos nos traz resultados que são a expressão da Arte do bem conviver e produzir, alicerçados  no respeito e solidariedade. Parabenizamos as professoras e seus educandos.
 
 
 
 
 

Convivência, uma Arte a ser trabalhada!


  Em dinâmica do Serviço de Orientação Educacional, a Orientadora Cinara desenvolvendo atividade com os educandos do 2º ano : contação de história focando questões comportamentais a serem refletidas e dialogadas.

 
 
 

sábado, 12 de julho de 2014

FESTA JUNINA ( julhina!)

    Neste último sábado, 12 de julho, aconteceu nossa festa junina, possibilidade de encontro e confraternização com todos os segmentos da comunidade escolar  .  Clima descontraído e festivo : a pescaria, as apresentações artísticas planejadas e desenvolvidas com esmero por professoras e seus educandos, a pipoca, pastel e refrigerante, sem falar na barraquinha do nono ano. A expectativa para a revelação da Sinhazinha e Sinhozinho 2014. Todos engajados para que nossa festa  seja  um sucesso, como realmente foi. Nossos sinceros agradecimentos a todos que colaboraram e participaram deste evento que dá  realce ao sentimento de pertencimento à esta comunidade escolar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 5 de julho de 2014

Amor à pátria com muita Arte!


   O trabalho desenvolvido pelos educandos dos terceiros anos revela a arte produzida no coletivo e expressa de modo poético o amor à nossa pátria. Ficou lindo!
 
 

Socialização de saberes


    Socialização de saberes e possibilidades, planejamento e muita disposição para ultrapassar os obstáculos é percebido  neste grupo de profissionais das séries iniciais. Este último encontro aconteceu em prol da qualificação do ensino da Língua Materna.