domingo, 31 de agosto de 2014

ATLETA NA ESCOLA


        Aconteceram as atividades do Programa Atleta na Escola e os educandos classificados em primeiro e  segundo lugar nos esportes relacionados ao Atletismo  já receberam suas medalhas. A entrega das medalhas aconteceu no saguão da escola, solicitamos a colaboração da professora Luciana  e do professor Alceu para fazerem a entrega aos alunos(as) que destacaram-se no arremesso de peso, salto em distância e corridas. Parabenizamos a todos!
 
 
 



 
 

MATEMÁTICA: VENDO E ENTENDENDO!



   A aula de Matemática em determinada fase do desenvolvimento infantil não deve acontecer sem o envolvimento com o material concreto. Oportunizando ao pequeno educando esta possibilidade, a aprendizagem fica muito mais próxima do sucesso. Entender o que acontece em cada fase do desenvolvimento humano é imprescindível para que possamos comtemplar o ensino e a aprendizagem com êxito.
 
 
 
 
 
 

HORA DO CONTO


   A hora do conto, momento de grande importância, desperta em  nossos pequenos  cada vez mais a curiosidade pela  literatura e o gosto pelos livros.

 
 
 

domingo, 24 de agosto de 2014

PROERD

 
       Nesta última sexta-feira aconteceu a formatura do PROERD, como sempre o ginásio esteve repleto de familiares. Foi intensa a expectativa dos pequenos formandos pela divulgação das redações classificadas . Grande foi a alegria em sabermos que o  primeiro lugar foi da  aluna Letícia, do quinto ano de nossa escola. Letícia fez a leitura de sua redação, socializando com o público presente.
 
 
 
 

Passeio Digital


        Os terceiros anos  visualizaram mapas, bairros e ruas de nossa cidade sem sair da escola. A tecnologia  contribuindo para o melhor entendimento do tema que as professoras Clari e Edilene estão desenvolvendo junto aos seus pequenos educandos.
 
 
 
 

Socializando o Investigado!



          A reflexão sobre a nossa prática, a busca por respostas às nossas indagações, a redescoberta  de como o conhecimento é estruturado colocou em pauta a necessidade da investigação e pesquisa sobre os fundamentos que consolidem a prática para  atender nossas expectativas. Convictos de que a afetividade permeia o nosso fazer, resgatamos as teorias de : Vygotsky, Wallon, Piaget e a respeito do conhecimento significativo David  Ausubel.
         O investigado foi socializado pelos colegas, sendo que a professora Letícia socializou seu artigo sobre o tema.
 

 
 


                       Estudar sempre para que possamos aprimorar cada vez mais o nosso fazer.


sábado, 16 de agosto de 2014

X CAFÉ LITERÁRIO


     Neste sábado chegamos ao nosso X Café Literário, este em homenagem aos Pais. O incentivo ao gosto pela leitura é uma constante em nosso fazer, pois acreditamos que através da leitura das palavras a leitura de mundo fica mais próxima, favorecendo a consciência e prática cidadã. A possibilidade de socializar as obras literárias trabalhadas com todos os segmentos da comunidade escolar proporciona um protagonismo diferenciado e com propriedade. Neste dia também aconteceu a eleição do Círculo de Pais e Mestres. É com grande satisfação que percebemos a participação das famílias prestigiando o trabalho aqui desenvolvido e protagonizado por seus filhos. Após o término das apresentações foi servido um saboroso café a todos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Educação  Infantil B com :  Uma Joaninha Diferente, da autora
Regina Célia Melo;
 
 
 
 
O 1º Ano com a obra: Adivinha quanto eu te amo de Sam Mc Bratney;
 
 
 
 
O 2º Ano com :  O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias
 baseado na obra de Mary Hoffman;
 
 
 
 
 
 
 
 
Os 3º Anos A e B com a obra : O homem que amava caixas de Stefhen Michael King e após a música: Meu Super- Herói;
 
 
 
 
O 4º Ano com a obra : Como se fosse dinheiro de Ruth Rocha;
 
 
 
 
O 5º Ano com a obra : A melhor família do mundo de Suzana Lopes;
 
 
 
 
O 6º ano apresentou um jogral em homenagem aos pais;
 
 
 
 
O 9º Ano, representado por Joana, Larissa e Elias declamaram Poesia Matemática, de Millôr Fernandes, aos som do baixo tocado por Joana;
 
 
 
 
 
 
 
Tivemos também representação dos educandos que participam do Programa Mais Educação com uma coreografia dinâmica e arrojada;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Educação Infantil A nos apresentou uma interpretação da obra : O menino e o muro de Sônia Junqueira, onde para finalizar os pais foram convidados a participarem da atividade;
 
 
 
 
 
 
 
Aqui devemos lembrar Paulo Freire: " Tudo que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer neste sentido é pouco ainda..."
 
          Quando formamos um grupo de profissionais que amam o que realizam e trabalham em equipe é possível transformar este sonho em realidade. Parabéns a todos que trabalharam para a realização de mais este evento de sucesso!