sábado, 18 de julho de 2015

FORMATURA DO PROERD



      Nesta última quarta-feira, 15 de julho, aconteceu a formatura do PROERD em nosso município, nossa escola marcou presença com a turma do quinto ano com comparecimento de 100% de nossos educandos, apesar da intensa chuva e frio.  Foi como sempre uma cerimônia emocionante : pelo sucesso do trabalho desenvolvido e por termos como primeira colocada nas redações a educanda Ohana, que transmitiu sua mensagem esculpindo ideias de forma poética e encantadora:
 

 

 
 
 
 
 
 


      " Objetivos do Programa:
       Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência  entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa  oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que  favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.   O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode  ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

Atividades com pais ou responsáveis:
Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.

O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência. " 

 Fonte:  http://proerdbm.blogspot.com.br/

domingo, 12 de julho de 2015

Comemorando a Cultura Popular, a Ludicidade e o Protagonismo !



   Nesta última sexta-feira, 10 de julho, houve comemoração da cultura popular com os festejos juninos, espaço para comidas típicas destas festividades, muita ludicidade e o protagonismo de nossos pequenos educandos, que puderam apreciar de perto a atuação de todos os colegas, pois no dia que houve a festa da escola aberta a toda a comunidade escolar, como havia muita gente eles não puderam aproveitar tudo o que foi oportunizado, sendo que nesta segunda versão a festa foi pensada  somente para eles. A alegria que esta atividade proporcionou a todos foi de grande dimensão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida



  Construirmos conhecimento para que entendamos que saúde é essencial para que tenhamos qualidade de vida e que para que tenhamos a saúde em dia a alimentação saudável é indispensável faz parte do currículo . Trabalhar para que esse conhecimento transforme-se em hábito em nossos vidas faz-se necessário desde a Educação Infantil, nesta aula a professora Raquel trouxe a importância das frutas em nossa alimentação.
 
 
 

sábado, 4 de julho de 2015

FESTA JUNINA! ( JULHINA)


 
 
         Neste último sábado, 04 de julho, aconteceu nossa Festa "Julhina", oportunizando a socialização do trabalho artístico desenvolvido  em comemoração às festividades juninas , possibilitando a  todos os segmentos da comunidade escolar constatarem a dedicação, carinho e competência dos profissionais desta escola  . As apresentações artísticas que promovem a desenvoltura e o resgate da cultura popular  dão um brilho especial ao evento. Como sempre o clima descontraído e festivo proporcionou lazer e confraternização  a todos os participantes. Nossos sinceros agradecimentos  a todos que colaboraram e participaram desta festividade que dá realce ao sentimento de pertencimento a um grupo que valoriza a Arte, o Trabalho com qualidade   e a Educação.
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 28 de junho de 2015

ARTE NA ESCOLA


       O gosto pela Arte é caminho para o fortalecimento da autonomia, para a comunicação em diferentes linguagens e sentimentos, principalmente quando a Arte e a ludicidade estabelecem parceria. Esta semana a professora da disciplina de Arte dos anos iniciais começou um trabalho inspirado no pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, conhecido como o " Mestre das bandeirinhas". Conhecer a história da Arte e os nossos artistas embasa um trabalho que valoriza o belo e a criatividade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 21 de junho de 2015

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO


   Ao término do trimestre se faz necessário agendarmos tempo e espaço para dialogarmos sobre a caminhada escolar: o que aconteceu de forma satisfatória que seja aprimorada, o que não transcorreu a contento deve ser redirecionado de forma positiva. Lembrando que todas estas análises e encaminhamentos devem ser construídos com a comunidade escolar: educandos, educadores e famílias, pois todos fazem parte deste processo. Poderemos novamente citar Paulo Freire: "A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”. ( p.65)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      Nesta última semana aconteceram os Conselhos de Classe de forma Participativa, o que vem contribuir para uma efetiva construção da  Cidadania.
 
 
 
 

A HORTA ESCOLAR



    
        A horta escolar começa a nos presentear com o resultado do trabalho e dedicação ali depositados: o verde fotossintetizante das folhas nos mostram onde há vida e delicadeza . 
      Atividades como as relacionadas à horta escolar são uma excelente ideia para iniciarmos um debate sobre a importância de cuidarmos do ambiente que nos acolhe, da nutrição com uma alimentação saudável, das questões biológicas e ambientais indispensáveis à sociedade que pretende a sustentabilidade.      
     Parabenizamos a todos que vem colaborando com o projeto da horta.