domingo, 10 de julho de 2016

Revezamento da Tocha Olímpica!



         Neste último sábado, 09 de julho, aconteceu o revezamento da tocha olímpica em nossa cidade. Cidade de paisagens magníficas, nem o desaparecimento do sol e a visita da chuva conseguiram deixar menos belo o nosso cartão postal: a praia da Guarita. Ali aconteceu a cerimônia de abertura para início do revezamento. Nossas educandas representaram a nossa escola e a nossa cidade com postura e desenvoltura. Maria Luiza (9º ano) e Luciana ( 6º ano) juntamente com a educanda da E. E. Ensino Médio foram as anfitriãs da tocha olímpica. Elas acenderam a tocha  para o primeiro revezador, o jogador de futebol Bruno. Parabéns a elas, aos seus familiares e a toda comunidade escolar: educandos, pais, professores e funcionários por estarmos em posição de destaque pelo trabalho realizado em nossa escola, pois o sucesso reside em competência, profissionalismo, dedicação e amor ao que se faz. 





























Momento de expectativa e alegria!


 
     A nossa escola atualmente é a   que alcançou o maior IDEB das séries finais do Ensino Fundamental do município de Torres, por esta razão fomos contatados pelo MEC para que educandos de nossa escola participassem do revezamento da tocha olímpica. Sabemos também que foi determinado que realizássemos  um concurso de redação internamente para selecionarmos dois educandos, a fim de que participassem do revezamento da tocha olímpica. 
  As redações focadas nos valores olímpicos e paralímpicos objetivam a prática desses valores no cotidiano escolar e na vida de cada um.
      Em nossa escola foram Luciana do 6º ano e Maria Luiza do 9º ano as vencedoras da redação, elas receberam  o uniforme para o esperado momento.


Conhecimento e ludicidade !



  Os educandos do terceiro ano experimentaram esta semana uma aula diferente , conforme o educando Eduardo descreveu ao ser indagado sobre o que estavam fazendo, assim respondendo: 
    " Estamos aprendendo o sistema monetário e nos divertindo!"




            A interação, a receptividade e a alegria de todos dão seu parecer positivo sobre a resposta de Eduardo.


Literatura e protagonismo em pauta!



       O incentivo ao gosto pela leitura é fundamental, pois é através da prática da leitura que poderemos desenvolver este hábito . A leitura é indispensável para qualquer área do conhecimento. 
   Socializar com os colegas o que descobrimos com a leitura na obra de cada autor,  coloca  o educando como protagonista e o auxilia a desenvolver a sua  capacidade de organização, criatividade e oralidade e ainda rompe com a timidez de colocar-se frente a uma plateia.
   As rodas literárias continuaram , nas aulas da professora Rosmari, durante esta semana.

























Pessoal, parabéns pelos trabalhos desenvolvidos!











Rota: XIII Seminário!



       Os trabalhos em prol do XIII Seminário estão a todo vapor. Esta semana os educandos do nono ano desenvolveram nas aulas de Arte palavras regadas com muito sentimento e emoção sobre " Meu lugar no mundo". 









            Na disciplina de Ensino Religioso atividades de dramatização sobre os idosos estão em pauta. 





          Na disciplina de Matemática, após prévio contato da professora Luciana com a coordenação do Curso de Enfermagem da Ulbra-Torres, aconteceu a palestra das estudantes do referido curso sobre doenças causadas pelo mosquito aedes aegypit e formas de prevenção.


















Plantar e colher!



      É  indiscutível o zelo e carinho com que o espaço destinado à horta escolar recebe da professora Sílvia e os educandos do projeto. Vemos o viço com que os vegetais ali plantados brotam e desenvolvem-se. A alegria de quem planta e tem o que colher é algo singular.















domingo, 3 de julho de 2016

Matemática na prática


     A Matemática torna-se bem mais simples quando podemos percebê-la. Conforme descrição da professora Luciana:
   " Atividade em grupo, na disciplina de Matemática, com alunos do 8º ano, sobre como calcular o número irracional  pi  , utilizando objetos circulares, barbante, régua e calculadora. Nesse momento não só descobrimos como calcular o pi, mas também aprofundamos os conhecimentos sobre a circunferência ( aprendemos sobre seu comprimento, quem são o raio e o diâmetro dessa figura geométrica plana não poligonal).