domingo, 26 de fevereiro de 2017

Fevereiro em Pauta!


   Retorno às atividades pedagógicas!

     Iniciamos as atividades com reflexão, estudo e planejamento buscando cada vez mais qualificar o nosso fazer. 




Balizando o nosso fazer conforme a citação a seguir:

                  “Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural; cabe-lhe selecionar e rever criticamente a informação; formular hipóteses, ser criativa e inventiva (inovar): ser provocadora de mensagens e não pura receptora; produzir, construir e reconstruir conhecimento elaborado. E ainda... “ a escola   não pode distribuir poder, mas pode construir e reconstruir conhecimentos, saber, que é poder. A tecnologia contribui pouco para a emancipação dos excluídos se não for associada ao exercício da cidadania. A escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do conhecimento”. A educação tornou-se estratégica para o desenvolvimento. Mas para isso não basta modernizá-la. Será preciso transformá-la profundamente. (...) A escola precisa dar o exemplo, ousar construir o futuro. Inovar é mais importante do que reproduzir com qualidade o que existe. A matéria prima da escola é sua visão do futuro."  Gadotti (2002)





O educando estabelecendo metas!


     No primeiro dia letivo os educandos foram convidados a refletir sobre seus sonhos, suas metas para este ano letivo que inicia e estabelecer o caminho a trilhar para a consolidação. O comprometimento de cada um foi guardado em garrafa própria da turma, fixada na árvore das metas. A verificação do que foi planejado e consolidado será realizada  ao final do ano letivo.
















Muita alegria em retornar à escola.








Reflexão e Diálogo!

                            Reflexão e diálogo sobre estar no mundo, comprometimento, hábito de estudo e cidadania pautaram o encontro das turmas das séries finais com a equipe diretiva e pedagógica da escola.








                       
                           A escola como espaço de construção de conhecimento e cidadania.











terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Confraternização



          Final de ano letivo, momento de confraternizar com os nossos colegas , lembrarmos que por mais um ano compartilhamos espaço oportunizando a construção de conhecimento a centenas de pessoas em formação, pessoas que estão em processo de construção de cidadania. Momento de agradecermos a todos que compartilham este espaço maravilhoso  e termos a convicção da importância de nosso papel na sociedade.






































domingo, 25 de dezembro de 2016

Cerimônia de Conclusão



            Ao término de uma jornada temos muito a recordar e avaliar, quando esta vem com êxito chega o dia da celebração. O nono ano teve sua cerimônia de conclusão na última terça-feira, dia 20 de dezembro. Alegria e emoção estiveram presentes, pois a alegria vem brindar ao êxito e a emoção pela certeza de que cada educando agora seguirá o seu caminho, cada um buscando seus sonhos e expectativas. Parabenizamos a todos: educandos, suas famílias, educadores e funcionários, pois todos fazem parte desta história vitoriosa.











































Finalizando o ano letivo: Comemorando e Confraternizando!


      Ao longo da jornada letiva muito planejamos e trabalhamos para que a construção do conhecimento aconteça de forma significativa e prazerosa. Ao final da jornada devemos refletir, redirecionar o que for necessário e comemorar os êxitos.


Primeiro lugar no Xadrez por Emanuel, educando do 5º ano.
O 7º ano confraternizando com " Amigo Doce".


Trabalho de releitura do " Lixo Extraordinário" pelo 5º ano.




 Lembrança Natalina com muito carinho.




A Educação Infantil em Festa.












Hora de agradecer e confraternizar com 
os educandos das séries iniciais.