Reflexão e Ação foi como intitulamos o momento de socialização de saberes e fazeres relacionados as boas práticas desenvolvidas em nossa escola. Foi ofertado a todas as professoras um sachê com chá e palavras que norteiam nossa Agenda XXI. A descontração proporcionada pelo chá e a socialização de saberes foi um momento ímpar.
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
domingo, 7 de maio de 2017
Interação e comunicação
O processo de construção de conhecimento relacionado a alfabetização e letramento é realmente desafiador e gerador de encantamento, pois ao percebermos nosso pequenos educandos como protagonistas neste processo socializando suas descobertas e percepções é motivo de grande alegria.
Das cavernas ao watsapp
Vivemos em grupo, seja em nossas famílias, em nossas escolas, em nosso local de trabalho, somos seres sociais e necessitamos nos comunicar. Desde os mais remotos tempos o ser humano sentiu necessidade de comunicar-se com seus semelhantes e este é o tema elencado pelos educandos do sexto ano para ser pesquisado e após socializado no nosso XIV Seminário.
segunda-feira, 1 de maio de 2017
O letramento e a realidade a partir do belo
Nossa cidade mais uma vez foi contemplado com dias magníficos neste Festival de Balonismo, onde dias luminosos de céu azul esplêndido presentearam os habitantes e visitantes de nossa exuberante cidade. O céu azul salpicado de uma infinidade de balões trouxe cores e formas diversas, formando parceria do lúdico com mágico.
Associar a possibilidade de letramento com a realidade a partir do belo é verdadeiramente instigante. Assim foi a atividade promovida pela professora Luciana aos seus educandos do primeiro ano, onde proporcionou a aprendizagem a partir do belo com muita ludicidade.
Podemos citar:
“ Ora, cada indivíduo difere entre si de acordo com suas
potencialidades, interesses, motivações, ritmos de aprendizagem, daí a necessária
diversificação do processo educativo”. (Maria Helena Novaes)
“ ...letramento escolar e letramento social, embora
situados em diferentes espaços e em diferentes tempos, são
parte dos mesmos processos sociais mais amplos, o que explicaria por que
experiências sociais e culturais de uso da leitura e da escrita proporcionadas pelo
processo de escolarização acabam por habilitar os indivíduos à participação em
experiências sociais e culturais
de uso da leitura e da escrita no contexto social
extra-escolar “(SOARES, 2004, p.111)
domingo, 23 de abril de 2017
Xadrez!
Esta semana tiveram início as oficinas de xadrez. A professora Denise há anos nos presenteia com seu voluntariado para trazer às nossas crianças a possibilidade de adentrar nesse mundo maravilhoso, onde são estimuladas a atenção, a concentração, a lógica e o autocontrole.
E ainda conforme o pedagogo suíço Charles Partos o xadrez desenvolve:
"1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planejamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão e a coragem;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo e do interesse pelas
línguas estrangeiras.
O xadrez é um
jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na formação cognitiva
e do caráter do indivíduo. Mesmo tendo sido comprovada por vários projetos, a
eficácia na aprendizagem, a prática do esporte ainda é muito pouco divulgada o
que dificulta na assimilação dessa ferramenta para crianças, que acabam tendo
uma visão distorcida do jogo e no desinteresse em aprendê-lo."
“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão
intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um
meio de aproximação social e intelectual.” (GM J. R.Capablanca,
ex-campeão Mundial).ss.com/2011/10/14/xadrez-aprendizagem/
Fonte: https://planetaxadrez.wordpress.com
Assinar:
Postagens (Atom)


















