domingo, 7 de maio de 2017

Reflexão e Ação



        Reflexão e Ação foi como intitulamos o momento de socialização de saberes e fazeres relacionados as boas práticas desenvolvidas em nossa escola. Foi ofertado a todas as professoras um sachê com chá e palavras que norteiam nossa Agenda XXI. A descontração proporcionada pelo chá e a socialização de saberes foi um momento ímpar.





Interação e comunicação


       O processo de construção de conhecimento relacionado a alfabetização e letramento  é realmente desafiador e gerador de encantamento, pois ao percebermos nosso pequenos educandos como protagonistas neste processo socializando suas descobertas e percepções é motivo de grande alegria.











Trabalho de grande valor



   Ver o resultado do trabalho literalmente germinando é realmente gratificante.








Pesquisando o passado e compreendendo o presente


  Os educandos do sétimo ano  estudando o feudalismo.





Das cavernas ao watsapp



         Vivemos em grupo, seja em nossas famílias, em nossas escolas, em nosso local de trabalho, somos seres sociais e necessitamos nos comunicar. Desde os mais remotos tempos o ser humano sentiu necessidade de comunicar-se com seus semelhantes e este é o tema elencado pelos educandos do sexto ano para ser pesquisado e após socializado no nosso XIV Seminário.


segunda-feira, 1 de maio de 2017

O letramento e a realidade a partir do belo



      Nossa cidade mais uma vez foi contemplado com dias magníficos neste Festival de Balonismo, onde dias luminosos de céu azul esplêndido presentearam os habitantes e visitantes de nossa exuberante cidade. O céu azul salpicado de uma infinidade de balões trouxe cores e formas diversas, formando parceria do lúdico  com mágico. 
         Associar a possibilidade de letramento com a realidade a partir do belo é verdadeiramente instigante. Assim foi a atividade promovida pela professora Luciana aos seus educandos do primeiro ano, onde proporcionou a aprendizagem a partir do belo com muita ludicidade.














Podemos citar:


           “ Ora, cada indivíduo difere entre si de acordo com suas potencialidades, interesses, motivações, ritmos de aprendizagem, daí a necessária diversificação do processo educativo”. (Maria Helena Novaes)



                      “ ...letramento escolar e letramento social, embora
situados em diferentes espaços e em diferentes tempos, são parte dos mesmos processos sociais mais amplos, o que explicaria por que experiências sociais e culturais de uso da leitura e da escrita proporcionadas pelo processo de escolarização acabam por habilitar os indivíduos à participação em experiências sociais e culturais
de uso da leitura e da escrita no contexto social 
extra-escolar “(SOARES, 2004, p.111)







domingo, 23 de abril de 2017

Xadrez!


   Esta semana tiveram início as oficinas de xadrez. A professora  Denise há anos nos presenteia com seu voluntariado para trazer às nossas crianças a possibilidade de adentrar nesse mundo maravilhoso, onde são estimuladas a atenção, a concentração, a lógica e o autocontrole. 






              E ainda conforme o pedagogo suíço Charles Partos  o xadrez desenvolve:

        "1- A Atenção e a concentração;

2- O julgamento e o planejamento;

3- A imaginação e a antecipação;

4- A memória;

5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;

6- O espírito de decisão e a coragem;

7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8- A criatividade;

9- A inteligência;

10- A organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras.

         O xadrez é um jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na formação cognitiva e do caráter do indivíduo. Mesmo tendo sido comprovada por vários projetos, a eficácia na aprendizagem, a prática do esporte ainda é muito pouco divulgada o que dificulta na assimilação dessa ferramenta para crianças, que acabam tendo uma visão distorcida do jogo e no desinteresse em aprendê-lo."

“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.” (GM J. R.Capablanca, ex-campeão Mundial).ss.com/2011/10/14/xadrez-aprendizagem/

Fonte: https://planetaxadrez.wordpress.com