O dia do estudante é data para lembrarmos o quanto devemos valorizar a construção do conhecimento de forma significativa, para comemorarmos este dia foi organizado pela equipe pedagógica ,com atividades coordenadas pela Orientadora Educacional Joédna , sessão de vídeo e debate sobre o tema, desenhos e exposição dos trabalhos desenvolvidos, assim como distribuição de uma pequena lembrança confeccionada pelas Orientadoras Joédna e Cinara.
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
domingo, 16 de agosto de 2015
Tornar o Nosso Ambiente mais Belo!
Atitudes simples, no entanto de grande valor, como plantar uma flor, cuidar da terra, semear e aguardar o momento mágico da germinação, são ações de carinho de pessoas que compreendem a magnitude e o valor deste fazer. O entorno de nossa escola ficando mais belo com esta prática, que vem sendo desenvolvida sob o coordenação da professora Silvia.
Recebimento das sementes da Palmeira Juçara, para que possamos produzir mudas, a fim de serem plantadas em terras dos índios em localidade próxima.
domingo, 9 de agosto de 2015
SEMEAR PARA COLHER!
Literalmente semear e colher, pois chegou a hora da colheita da primeira remessa produzida em nossa horta escolar. Sabemos de todos os benefícios que o trabalho desenvolvido com as atividades da horta na escola trazem aos nossos educandos, podemos enumerar alguns deles: prática associada a teoria que vem elucidar e contextualizar o que é verbalizado, não deixando espaço à dúvidas, o protagonismo do educando aproximando-o da terra, o estímulo à prática e alimentação saudável, estímulo à sustentabilidade entre tantas outras possibilidades.
"A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação [...] alimentar unindo teoria a prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem (MORGADO, 2006, p. 9). "
"A horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável (REIS & SANTOS, 2005)."
Fonte: https://www.unisul.br/wps/wcm/connect/3e6b4ac1-306b-4b0a-bb29-758edd5da4fb/material-apoio-2_a-importancia-da-horta-escolar_2015.pdf?MOD=AJPERES
sábado, 18 de julho de 2015
FORMATURA DO PROERD
Nesta última quarta-feira, 15 de julho, aconteceu a formatura do PROERD em nosso município, nossa escola marcou presença com a turma do quinto ano com comparecimento de 100% de nossos educandos, apesar da intensa chuva e frio. Foi como sempre uma cerimônia emocionante : pelo sucesso do trabalho desenvolvido e por termos como primeira colocada nas redações a educanda Ohana, que transmitiu sua mensagem esculpindo ideias de forma poética e encantadora:
" Objetivos do Programa:
Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.
Atividades com pais ou responsáveis:
Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.
O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência. "
Fonte: http://proerdbm.blogspot.com.br/
domingo, 12 de julho de 2015
Comemorando a Cultura Popular, a Ludicidade e o Protagonismo !
Nesta última sexta-feira, 10 de julho, houve comemoração da cultura popular com os festejos juninos, espaço para comidas típicas destas festividades, muita ludicidade e o protagonismo de nossos pequenos educandos, que puderam apreciar de perto a atuação de todos os colegas, pois no dia que houve a festa da escola aberta a toda a comunidade escolar, como havia muita gente eles não puderam aproveitar tudo o que foi oportunizado, sendo que nesta segunda versão a festa foi pensada somente para eles. A alegria que esta atividade proporcionou a todos foi de grande dimensão.
Alimentação Saudável e Qualidade de Vida
Construirmos conhecimento para que entendamos que saúde é essencial para que tenhamos qualidade de vida e que para que tenhamos a saúde em dia a alimentação saudável é indispensável faz parte do currículo . Trabalhar para que esse conhecimento transforme-se em hábito em nossos vidas faz-se necessário desde a Educação Infantil, nesta aula a professora Raquel trouxe a importância das frutas em nossa alimentação.
sábado, 4 de julho de 2015
FESTA JUNINA! ( JULHINA)
Neste último sábado, 04 de julho, aconteceu nossa Festa "Julhina", oportunizando a socialização do trabalho artístico desenvolvido em comemoração às festividades juninas , possibilitando a todos os segmentos da comunidade escolar constatarem a dedicação, carinho e competência dos profissionais desta escola . As apresentações artísticas que promovem a desenvoltura e o resgate da cultura popular dão um brilho especial ao evento. Como sempre o clima descontraído e festivo proporcionou lazer e confraternização a todos os participantes. Nossos sinceros agradecimentos a todos que colaboraram e participaram desta festividade que dá realce ao sentimento de pertencimento a um grupo que valoriza a Arte, o Trabalho com qualidade e a Educação.
Assinar:
Postagens (Atom)




















