domingo, 23 de outubro de 2016

XIII Seminário : O meu lugar no mundo



     Nesta última sexta feira, 21 de outubro, realizamos o XIII Seminário de nossa escola, com o foco em questões ambientais o tema do seminário foi " O meu lugar no mundo", tendo como objetivo  promover uma reflexão sobre nossas atitudes no espaço em que vivemos. Acreditamos ser fundamental que a escola acompanhe as transformações da sociedade neste contexto globalizado, encontrando formas de facilitar o acesso à informação e construção do conhecimento de modo significativo e prazeroso, nesta linha de pensar e agir estimulamos os nossos educandos a pensar, elaborar ideias, verbalizá-las e socializá-las, nossos seminários propiciam espaço onde práticas assim tornam-se realidade. 
    A pesquisa, o acesso à informação, a transformação da informação em conhecimento e a possibilidade de compartilhar  o conhecimento consturído, proporcionando o protagonismo aos educandos com muita Arte, dando voz e vez a todos é muito gratificante.
   
    A abertura do Seminário foi com Guilherme, convidado da professora Caroline, nos presentou o música " Mundo Azul".

     



      A seguir houve a apresentação artística com coreografia da professora Caroline. Os educandos do 4º e 5º ano apresentaram com grande desenvoltura o " Meu lugar no mundo".





















   A professora Luciana M. Grazziotin com os educandos do 7º 
 ano desenvolveram pesquisa referente ao mosquito Aedes Aegypte, sendo a apresentação com a seguinte sequência:

     
      a) Linha do tempo referente à pesquisa realizada pelos educandos do 7º ano sobre o mosquito Aedes Aegypte;

    




b) Apresentação das pesquisas realizadas;





























                            c) gráficos;




                      d) Encenação sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegyppte;












                        O 6º ano com a professora Rosmari apresentaram trabalhos referentes ao bullyng:

                            

                a) Paródia com o tema " Todos contra o Bullyng";




b) Jornal Mampituba;
















c) Paródia da música " Cinco Mentes";



                    d) Apresentação do resultado da pesquisa realizada por Laura e Juliana sobre o bullying ;




                    e) Paródia da música " Beijinho no ombro" intitulada 
        " Na minha escola";





                    O 8º ano com a professora Juliana nos apresentaram uma encenação da música " Terra".


































     O 7º ano sob o orientação da professora Sílvia desenvolveram pesquisa sobre a prevenção da dengue assim como o controle biológico do mosquito, crotolária, a prevenção do H1N1, doenças mais comuns no Brasil, em Torres e também uma pesquisa sobre animais abandonados.

























                    Os educandos do nono ano desenvolveram  com a orientação do professor Alceu e a professora Marcilene pesquisa sobre os idosos: questões legais, o idoso em nossa cidade, as dificuldades encontradas pelos idosos e também formas de lazer na terceira idade. Dramatizações, vídeos e relatos nos mostram o resultado do trabalho.




























                         É motivo de muita alegria fazermos parte de uma escola viva e dinâmica, onde o protagonismo faz parte da vida de cada educando no processo da construção do conhecimento e da cidadania.









































Socializando a leitura!


  Ler, adentrar no mundo mágico da imaginação, tendo possibilidade de transportar-se a lugares jamais pisados e após socializar estas experiências com os colegas é realmente maravilhoso!
  Educandos do quarto e sétimo ano socializaram suas leituras com os colegas na última semana.

   




































domingo, 16 de outubro de 2016

Dia do Professor!


      
   Sonho com a época em que todo dia seja de respeito e admiração pela vida, pelo presente, pela convivência pacífica e solidária, pelo exercício da cidadania consciente, pelos profissionais que dedicam a sua vida a outras vidas!
  Nesta última sexta-feira alguns instantes  foram dedicados a um pequeno carinho aos professores!

Quem é?
Quem é esse estranho personagem?
Homem ou mulher, velho ou moço, que em sua ação é ao mesmo tempo músico e regente?
Quem é essa estranha figura que em seu trabalho chora e ri, fala e escuta, conta e encanta?
Quem é esse ator que precisa entusiasmar o grupo e ao mesmo tempo atender o apelo individual?
Precisa manter a ordem sem perder a serenidade; falar a todos, ouvindo a cada um?
Quem é esse estranho personagem?
Quem possui a indômita magia para ajudar que todos desabrochem e se expressem, aprendam e se transformem, construam e sonhem?
Quem é esse estranho malabarista que necessita se equilibrar entre conteúdos e competências, limitando excessos, favorecendo autonomia, acordando inteligências, provocando pensamentos?
Quem é esse anjo que empresta a filho dos outros, o tempo que para os seus não tem e que cobrado pelos desafios da vida sempre dura, não consegue apagar a emoção que a rotina propicia?
Quem é esse estranho personagem?
Que necessita sempre resolver, saber, decidir, propor, desafiar sem oportunidade de perder o instante, sem o recurso de deixar para depois?
Quem possui essa aura para esgotado, renovar esforços; combalido encontrar energia? Quem pode, ao entrar em cada classe, refazer-se novo como se aquela fosse a única?
Quem é esse estranho personagem?
Que aprende a empatia que ensina, pratica a solidariedade que prega, administra a progressão do currículo que deseja, avalia com olhar abrangente, vibra com sucessos que não são seus.
Quem é esse distribuidor de sementes que não colhe para uso próprio os frutos que plantou?
Quem é esse estranho personagem?
Quem é esse teimoso otimista que confia no aluno, que acredita no amanhã, que espera sempre pelo sonho?
Quem é esse estranho personagem?
Se ignorar a resposta, busque no espelho prezado professor...
(Celso Antunes)


















Literatura em pauta!


        O incentivo ao gosto pela leitura e a socialização destas faz parte da rotina de nossos educandos. O quarta ano socializando as novas histórias por eles desvendadas.







Rumo ao XIII Seminário!



     As atividades rumo ao nosso XIII Seminário estão em  fase de conclusão para que a culminância no grande dia seja de muita socialização e protagonismo, dividindo experiências e multiplicando conhecimentos. 
   O oitavo ano nesta última semana socializou entre os colegas as paródias por eles criadas.






         O nono ano levou para o lar dos idosos as doações que angariaram por ocasião do cinema solidário e nesta corrente de boas ações além das doações levaram música e carinho para os habitantes daquele lar.













quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Semana da Criança: muita brincadeira e diversão!



    Nesta semana em comemoração ao dia da criança foram promovidas atividades lúdicas com brincadeiras, sessão de cinema, festa a fantasia com direito à coreografias dirigidas e até guloseimas.
    Brincar é um direito de toda criança, pois neste ato a criança  integra-se a um grupo e adquire noção de cooperação, socialização além de fortalecer  a  afetividade.










































domingo, 2 de outubro de 2016

Conselho de classe participativo


 
         A  última semana do mês de setembro teve espaço de destaque para o Conselho de Classe Participativo, onde educandos, suas famílias, professores, equipe pedagógica e administrativa encontram-se para dialogar sobre a caminhada do segundo trimestre: o que foi positivo e o que terá de ser repensado e redirecionado para que a construção do conhecimento aconteça de forma significativa .