A Terra, nosso planeta, nos proporciona a terra para o nosso sustento, dela tiramos o pão nosso de cada dia. Aprendermos que é necessário tratá-la com cuidado e respeito é essencial e fundamental para que possamos viver de forma sadia, equilibrada e sustentável. Os trabalhos na horta escolar são um bom início para esta reflexão e ação.
REENCANTAR A VIDA COM EDUCAÇÃO VOLTADA A APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E A SER, CONFORME PRECONIZADO EM RELATÓRIO DA UNESCO.
domingo, 23 de abril de 2017
Roda Literária
O estímulo ao hábito da leitura, a interpretação, a socialização com os colegas através da verbalização, onde cada um informa as histórias de personagens e mundos desvendados é um momento de extrema riqueza que é concretizado através das rodas literárias.
sábado, 15 de abril de 2017
Jogos Escolares de Torres
Os jogos escolares de nosso município, em sua primeira etapa, contemplaram o atletismo e o xadrez, possibilitando a integração de educandos das diferentes redes de ensino. Nossos educandos participaram com dedicação e desenvoltura. As medalhas conquistadas são motivo de alegria pela competência e respeito com que participaram deste evento. Parabenizamos a todos os atletas participantes.
Horta, Laboratório Vivo!
Já foi dado início aos trabalhos no espaço que será cultivado a horta escolar. Muita disposição e trabalho apresentaram-se com os educados que estão participando desta atividade.
A horta, laboratório vivo, onde podemos perceber todo o desenvolvimento de um vegetal, desde o plantio das sementes, sua germinação, o desenvolvimento da planta até o esperado dia da colheita. Parabenizamos a professora Silvia e todos os educandos que participam desta atividade.
Páscoa e o seu significado
A páscoa, como outros momentos de grande importância em nossas vidas, vem sendo mostrada à população como um momento de consumir. Na escola é proporcionado o encontro com o real significado, levando o educando a uma reflexão sobre o tema de forma lúdica e criativa.
Os educandos do quarto ano, em aula com a professora Deize
criaram cartões desejando uma feliz páscoa.
Os educandos da educação Infantil em momento
de ludicidade com o tema pascoal,
sob orientação da professora Cris.
domingo, 9 de abril de 2017
Nós no mundo globalizado
Na disciplina de Geografia sob orientação da professora Jocélia, os educandos do 8º ano buscaram informações a respeito de pessoas, produtos e costumes por eles conhecidos. Investigaram seu país de origem e ou produção . Após este trabalho de reflexão e investigação foi confeccionado um painel localizando no Mapa Mundi estas informações.
Os educandos perceberam que a modernidade trouxe a possibilidade da aproximação, do encurtamento dos tempos e espaço, que o nosso mundo corriqueiramente é chamado de " aldeia global", vivemos a revolução das possibilidades.
Convido a todos a considerar que somos parte de um sistema vivo, sendo que a produção de bens de consumo não poderá ter mais importância que a manutenção da vida e da qualidade desta.
Fica a dica para consulta:
Convido a todos a considerar que somos parte de um sistema vivo, sendo que a produção de bens de consumo não poderá ter mais importância que a manutenção da vida e da qualidade desta.
Fica a dica para consulta:
https://informaticasociedade.wordpress.com/2014/10/17/resenha-sobre-o-video-a-historia-das-coisas-e-o-texto-de-globalizacao/
domingo, 2 de abril de 2017
Cuidado e Respeito
Ocupamos lugar no espaço, convivemos, construímos relações: em nossos lares, em nossa comunidade, em nossos trabalhos. Somos percebidos não pelo que dizemos que somos, mas pela nossa prática cotidiana. Na escola, espaço de construção do conhecimento, esperamos que significativo, pois para que cada criança e adolescente possa protagonizar sua história de vida pautada em cidadania, temos que fazer valer a função social a que se destina. Na disciplina de História é interessante saber do passado, para que possamos entender o presente e ter um mínimo de previsão para o futuro.
Os educandos do sexto ano, esta semana, estudaram um pouco da pré-história. Percebemos como o tempo é misterioso e fugaz, vindo referendar que a vida é dádiva e que deveremos reverenciar com Cuidado e Respeito. Escutei estas palavras, Cuidado e Respeito, proferidas por uma colega esta semana, lembrando que o cuidado temos com quem nos é importante e respeito deve ser inerente a todo ser humano provido de humanidade.
Pautarmos nossa prática reafirmando a importância da : PAZ, ÉTICA, CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA e CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, no entanto a violência existe e nos traz notícias infames, provocando tristeza e dor e agora mais que nunca deveremos ter clareza e maturidade para fortalecer e reafirmar nossa prática de reverenciar a vida com CUIDADO E RESPEITO sem influência de "práticas hereditárias inconscientes" que possam colocar em risco a VIDA.
Assinar:
Postagens (Atom)







































