sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Estudo e reflexão


  
   Parar para refletir sobre nossa prática  e estudar a fim de agregar  novas possibilidades ao nosso fazer, tornando cada vez mais real o protagonismo de nossos educados, faz parte da pauta de nossas reuniões.
                  Podemos lembrar Paulo Freire:
 
“Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.”  
E ainda:   "Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática;... Ensinar exige pesquisa.... "   
“Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada,
de um lado, do exercício da criticidade que implica a promoção da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica, e de outro, sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade...."
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 


 

Decoração natalina com reciclagem e muita arte!


      Transformar o que seria descartado em arte é realidade em nossa escola. Educandas dos oitavos anos colaboraram com muita habilidade na confecção da decoração da árvore de natal.
 
 
 
 
 
 
 
 

Os segundos anos pesquisando os animais

     Iniciar a investigação sobre assuntos introduzidos em sala de aula possibilita aos nossos pequenos educandos a visão de que é possível descobrirmos coisas novas e interessantes, fortalecendo assim um fazer embasado na investigação, que proporciona o encontro do que buscamos  juntamente com a consolidação da autonomia. É merecedor de destaque  todos os educadores que possibilitam este fazer aos seus educandos.
 
 
 
 
 

domingo, 3 de novembro de 2013

"Literatura por toda parte"


  As obras dos escritores que se farão presentes na 13ª Feira do Livro de Torres já estão conhecidas, interpretadas, encenadas e socializadas em nossa comunidade escolar, algumas produções de nossos educandos saíram do espaço escolar para ganhar as vitrines do comércio da cidade, por isso realmente podemos exaltar que há  literatura por toda parte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CECLIMAR vai à escola


      O CECLIMAR é um  órgão vinculado ao Instituto de Biociências da UFRGS, localizado no município de Imbé. Estudantes do Curso de Biologia realizaram palestra sobre animais marinhos e os problemas ambientais deste ecossistema oriundos de práticas inadequadas do ser humano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

" AFINAL, O QUE É BULLYING?"


  Esta temática foi desenvolvida junto aos educandos do sexto ano,
 pela Orientadora Educacional e a Supervisora Escolar, objetivando a melhora da convivência diária e consequentemente a aprendizagem significativa para uma melhor qualidade de vida.
 
 

sábado, 19 de outubro de 2013

Estudo,reflexão e confraternização


   Estudar é necessário para que possamos construir caminhos que consolidem o ensino e aprendizagem de forma significativa, para que aconteça a mediação e o protagonismo neste processo.
   Confraternizarmos, todos, professores e funcionários pelo  dia dos professores é muito importante, pois  pela  postura e desempenho, todos  contribuem na formação de nossos educandos.