domingo, 23 de outubro de 2016

Socializando a leitura!


  Ler, adentrar no mundo mágico da imaginação, tendo possibilidade de transportar-se a lugares jamais pisados e após socializar estas experiências com os colegas é realmente maravilhoso!
  Educandos do quarto e sétimo ano socializaram suas leituras com os colegas na última semana.

   




































domingo, 16 de outubro de 2016

Dia do Professor!


      
   Sonho com a época em que todo dia seja de respeito e admiração pela vida, pelo presente, pela convivência pacífica e solidária, pelo exercício da cidadania consciente, pelos profissionais que dedicam a sua vida a outras vidas!
  Nesta última sexta-feira alguns instantes  foram dedicados a um pequeno carinho aos professores!

Quem é?
Quem é esse estranho personagem?
Homem ou mulher, velho ou moço, que em sua ação é ao mesmo tempo músico e regente?
Quem é essa estranha figura que em seu trabalho chora e ri, fala e escuta, conta e encanta?
Quem é esse ator que precisa entusiasmar o grupo e ao mesmo tempo atender o apelo individual?
Precisa manter a ordem sem perder a serenidade; falar a todos, ouvindo a cada um?
Quem é esse estranho personagem?
Quem possui a indômita magia para ajudar que todos desabrochem e se expressem, aprendam e se transformem, construam e sonhem?
Quem é esse estranho malabarista que necessita se equilibrar entre conteúdos e competências, limitando excessos, favorecendo autonomia, acordando inteligências, provocando pensamentos?
Quem é esse anjo que empresta a filho dos outros, o tempo que para os seus não tem e que cobrado pelos desafios da vida sempre dura, não consegue apagar a emoção que a rotina propicia?
Quem é esse estranho personagem?
Que necessita sempre resolver, saber, decidir, propor, desafiar sem oportunidade de perder o instante, sem o recurso de deixar para depois?
Quem possui essa aura para esgotado, renovar esforços; combalido encontrar energia? Quem pode, ao entrar em cada classe, refazer-se novo como se aquela fosse a única?
Quem é esse estranho personagem?
Que aprende a empatia que ensina, pratica a solidariedade que prega, administra a progressão do currículo que deseja, avalia com olhar abrangente, vibra com sucessos que não são seus.
Quem é esse distribuidor de sementes que não colhe para uso próprio os frutos que plantou?
Quem é esse estranho personagem?
Quem é esse teimoso otimista que confia no aluno, que acredita no amanhã, que espera sempre pelo sonho?
Quem é esse estranho personagem?
Se ignorar a resposta, busque no espelho prezado professor...
(Celso Antunes)


















Literatura em pauta!


        O incentivo ao gosto pela leitura e a socialização destas faz parte da rotina de nossos educandos. O quarta ano socializando as novas histórias por eles desvendadas.







Rumo ao XIII Seminário!



     As atividades rumo ao nosso XIII Seminário estão em  fase de conclusão para que a culminância no grande dia seja de muita socialização e protagonismo, dividindo experiências e multiplicando conhecimentos. 
   O oitavo ano nesta última semana socializou entre os colegas as paródias por eles criadas.






         O nono ano levou para o lar dos idosos as doações que angariaram por ocasião do cinema solidário e nesta corrente de boas ações além das doações levaram música e carinho para os habitantes daquele lar.













quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Semana da Criança: muita brincadeira e diversão!



    Nesta semana em comemoração ao dia da criança foram promovidas atividades lúdicas com brincadeiras, sessão de cinema, festa a fantasia com direito à coreografias dirigidas e até guloseimas.
    Brincar é um direito de toda criança, pois neste ato a criança  integra-se a um grupo e adquire noção de cooperação, socialização além de fortalecer  a  afetividade.










































domingo, 2 de outubro de 2016

Conselho de classe participativo


 
         A  última semana do mês de setembro teve espaço de destaque para o Conselho de Classe Participativo, onde educandos, suas famílias, professores, equipe pedagógica e administrativa encontram-se para dialogar sobre a caminhada do segundo trimestre: o que foi positivo e o que terá de ser repensado e redirecionado para que a construção do conhecimento aconteça de forma significativa .






















domingo, 25 de setembro de 2016

Valorização do idoso no XIII Seminário!


    Um dos temas que será abordado no XIII Seminário de nossa escola pautará a valorização do idoso. Pensando nesta perspectiva o nono ano juntamente com o professor Alceu visitaram o lar dos idosos e indagaram em que poderiam contribuir, lhes foi solicitado material de limpeza e o que mais fosse possível. Foi idealizado pelos educandos do nono ano uma sessão de "cinema solidário", com o objetivo de angariar estes itens , foi atribuído como valor de ingresso  um item para compor a doação . 
    A "sessão de cinema solidário" foi um sucesso. Que atitudes do bem sejam uma constante.